23 de maio de 2007

#22 - Petiscos - aa - Caracóis à la Pintas


ora benhe....
isto não são caracóis à la pintas mas foi assim que me ensinaram com uns pequenos toques meus. ou se calhar ate alguém já se lembrou disso mas pronto...

ingredientes:

caracóis (duh)
louro
oregãos (com paus e tudo)
sal
caldo knorr carne
caldo knorr com especiarias (daqueles novos que são altamente)
cabeças de alho esmagadas, não cortadas


preparaçao:


primeiro é preciso lavar a bicharada mta bem, com a ajuda duma bacia (alguidar para os mouros...), várias vezes para sair a trampa da bicharada toda. Deixa-los de molho durante 10min na bacia e NÃO ESQUECER DE TAPAR porque eles são lentos mas andam e não é muito giro um gajo esquecer-se deles e de repente ter a cozinha cheia de bixos a largar gosma por todo o lado.
Depois de repousarem, passa-los por água e pô-los numa panela grande e com bastante água mas não encher de água até cá em cima deixando cerca de 10cm até ao topo ( quando os caracois fervem, soltam o ranho todo e é preferivel que aquilo não escorra pela panela abaixo). A agua deve ser OBRIGATÓRIAMENTE fervida em LUME BAIXO para a mudança de temperatura não ser brusca e ficarem com as cabeças de fora.
Pôr o alho esmagado e tapar o tacho com a tampa (se eles andavam numa bacia então em água a ferver até correm).
assim que a agua esteja a ferver e os bichos mortos, por o sal qb, mas normalmente é bastante, os caldos knorr e o louro.
deixar a agua ferver mais ate começar a soltar a espuma que se vai retirando com uma colher ou algo que recolha a espuma e deixe ficar a agua.
Juntar os oregãos e deixar ganhar sabor.

pegar numa grade de cerveja, uns palitos e uns amigos e começar a petiscar

Bom apetite ;)




2 comentários:

Di disse...

TrincaaaaaaaaMUUUUSSSSS!!! Altamenteeee puto :P Eh (quase) a receita da minha Mega mãe, só que ela só lhe põe mesmo o caldo knorr, esse xpto não põe! Monstro! A ver se agente experimenta, os meus tb são assim! E bons!!!!

CulinariadoCumbibio disse...

Axo que vou esperar que o Pintas me faça uns desses!! hehe